segunda-feira, 27 de abril de 2009

MEU CURRICULUM





CURRICULUM




INFORMAÇÕES PESSOAIS

Local de Nascimento: Porto Alegre - RS - Brasil
Nacionalidade: Brasileira
Profissão: MÉDICO
Graduação: Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre, 1966
Registro Profissional: CREMERJ n.º 52.13993.3 em 26/05/1970



ATIVIDADE ATUAL

Diretor do Instituto Tecnológico em Fármacos – Farmanguinhos (Fiocruz).



FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA

Médico, formado em 1966 pela, hoje, Fundação Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre e Doutor em Medicina pela mesma com título registrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1967. Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública com título registrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1968.


Posteriormente, durante os anos de 1971 e 1972, obtive os títulos de Especialista em Epidemiologia e Estatística Médica em Medicina Tropical e Higiene na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres. Em 1981, conclui o Doutorado em Filosofia (PhD) pela Faculdade de Medicina da Universidade de Londres.



CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Em quase 40 anos de exercício profissional, trabalhei no planejamento, na gestão e na execução de atividades locais e regionais de saúde, de ciência e tecnologia, de pesquisa e desenvolvimento, de produção de medicamentos e imunobiológicos, além de atuar como professor de epidemiologia da Escola Nacional de Saúde Pública.



CONTRIBUIÇÃO À FIOCRUZ

Em 1968 fui aluno da ENSP, para onde retornaria como auxiliar de ensino, em meados de 1970. Em 1976, fui aprovado em concurso público para professor titular em Epidemiologia na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) que, na ocasião, já era parte da Fundação Oswaldo Cruz. Participei, como Consultor da FINEP, em 1974, da elaboração do capítulo da Saúde do II PBDCT, a convite de Sérgio Goes.
Essa oportunidade fez nascer os Programas PESES e PEPPE, do qual fui Coordenador. Do mesmo modo, fui o primeiro Coordenador da Residência em Saúde Pública, e do Mestrado de Saúde Pública, tendo sido, também, Chefe do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da ENSP.


Embora aposentado, continuei a participar da construção desta instituição, tendo elaborado e assumido a coordenação do projeto do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) da Fiocruz. Além disso, fui o principal negociador, em nome da Fiocruz, para a aquisição da planta Rio 2000, hoje Complexo Tecnológico de Medicamentos, em 2003/2004.


Dentre as muitas funções assumidas ao longo dos 34 anos como servidor da Fiocruz, por três vezes estive cedido para prestar serviços em outras instituições: Organização Mundial de Saúde para a Campanha de Erradicação da Varíola; Governo do Estado do Rio de Janeiro, por duas vezes, uma para exercer as funções de Secretário de Saúde e a outra, em vários cargos, na Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia.



CREDENCIAIS PARA A FUNÇÃO DE DIRETOR DE FARMANGUINHOS

Como estudante de medicina, durante dois anos, estudei bioquímica e farmacologia, e durante quatro anos, cursei as disciplinas e estágios práticos em clínica e cirurgia, aprendendo as atividades relacionadas à prescrição de medicamentos.


Ainda durante o meu curso médico, ao final do segundo ano, prestei concurso público para Técnico de Laboratório da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. Por ter sido aprovado nos primeiros lugares fui designado para trabalhar no Instituto de Pesquisas Biológicas (IPB) de Porto Alegre. Exerci essa função por três anos, ou seja, até me formar em medicina.


Fui médico-chefe de uma unidade sanitária da Fundação SESP, durante um ano, em uma cidade do Amazonas na qual eu era o único médico. Como chefe dessa unidade tinha de administrar a dispensação, estoque e guarda de medicamentos do meu posto.


Ao assumir a Secretaria de Estado de Saúde e Higiene do Governo do Estado do Rio de Janeiro, durante os anos de 1983 a 1986, acumulei a função de Presidente do Conselho de Administração do Instituto Vital Brazil (IVB), por igual período. Além de exercer as atividades hierarquizadas de Secretário de Estado relativamente ao IVB, participei das diretrizes políticas para produção de medicamentos e soroterápicos do instituto.


Entre os anos de 1991 a 1994 exerci as funções de Sub Secretário e de Secretário de Estado de Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro. No mesmo período, acumulei a função de Presidente da Empresa Fluminense de Tecnologia (Flutec), atuando no financiamento de novas tecnologias, incluindo as voltadas para a produção de medicamentos. Indústrias como a INPAL, a Microbiológica e a Nortec, por exemplo, foram beneficiadas nesse período. De outro lado a FAPERJ, instrumento de fomento subordinada àquela Secretaria, formalizaria convênio global com a Fiocruz passando a definição de bolsas à sua estrutura de prioridades.


Naquela Secretaria fomos pioneiros no Brasil na implantação da Internet Rio. Foram desenvolvidas atividades de fomento à Inovação Tecnológica por meio da Rede Rio em parceria com um grande número de universidades e institutos (UFRJ, Fiocruz, UFF, Cefet-RJ, UERJ etc.) e de Pesquisa e Desenvolvimento, tanto diretamente vinculadas ao MCT, quanto ao CNPq e a Finep. Dentre os vários Programas Estratégicos desenvolvidos, registro “A Ciência vai à Indústria e a Indústria vai à Ciência” dentro da perspectiva da Qualidade Total Rio.


Fui também consultor da Biosintética, empresa farmacêutica sediada em São Paulo, para introduzir atividades epidemiológicas e produtos de interesse em Saúde Pública.


Além disso, como professor visitante de disciplina de Fisiopatologia Clínica e Experimental da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, durante um ano, estive diretamente envolvido na avaliação de drogas cardiovasculares.
A partir de outubro de 2001 até jan de 2006 exerci a função de assessor tecnológico da Presidência da Fiocruz e Coordenador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), coordenando o planejamento inicial, a conformação funcional, a execução dos Projetos Básico e Executivo (concluídos) e a Licitação da Obra (em elaboração). O CDTS deverá ter sua construção finalizada e as atividades iniciadas em 2007. Participei também da Coordenação do Projeto de Inovação Tecnológica em Saúde. Fazia parte também do comitê de avaliação dos projetos PDTIS na área de medicamentos.


Finalmente, registro que em julho de 2003 fui convidado pela Presidência para iniciar os estudos de viabilidade sanitária, econômica e financeira de modo a subsidiar a decisão de aquisição da então Planta Rio 2000 de propriedade da GlaxoSmithKline. Após a decisão da Presidência pela compra do site, coordenei toda a negociação e execução do contrato de compra e venda, incluindo os estudos de impacto ambiental da unidade, nos âmbitos público (estado e município) e privado.
Atualmente e desde janeiro de 2006 sou Diretor do Instituto Tecnológico em Fármacos – Farmanguinhos, da Fiocruz.



CREDENCIAL FINAL DO CANDIDATO

Desta forma, além de já ser Diretor de Farmanguinhos, considero que minha experiência profissional global como gestor e os mais de 10 anos em atividades diretamente relacionadas com as de Farmanguinhos, isto é, científicas, tecnológicas e industriais, me impõem dar continuidade à gestão do Instituto para consolidar e ampliar o trabalho iniciado e, em particular, dar curso ao Plano de Reorientação Estratégica de Farmanguinhos proposto por nós no final de 2008.
Como meta principal vou buscar lograr apoios para transformar juridicamente Farmanguinhos, dando-lhe maior autonomia e instrumentos, como o de uma empresa pública, para melhor servir à saúde da população brasileira, à Fiocruz e ao Brasil, bem como proporcionar melhores condições de trabalho e remuneração a seus servidores, a maior parte com vínculos precários.




POSTOS E PRINCIPAIS ATIVIDADES RELACIONADAS À ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
  • Médico-Chefe da Unidade Sanitária de Boca do Acre e da Unidade Mista (hospitalar) de Benjamim Constant. Diretoria Regional de Saúde do Amazonas da Fundação SESP, 1967/68.
  • Médico-Supervisor de Epidemiologia. Diretoria Regional de Saúde da Bahia da Fundação SESP, 1969/70.
  • Consultor da OMS para o Programa de Erradicação da Varíola na Índia, 1973.
  • Consultor da New Plan e Sondotécnica (empresas contratadas pela SUDAM - Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia) para a elaboração do diagnóstico e plano de saúde para a cidade de Cuiabá e para a região dos vales dos rios Tapajós e Xingu,1973/76.
  • Consultor da Secretaria de Estado da Saúde e Meio Ambiente do Rio Grande do Sul para o programa de controle das doenças cardiovasculares, 1978/79.
  • Secretário de Estado de Saúde e Higiene do Governo do Estado do Rio de Janeiro, 1983/86.
  • Presidente do Conselho de Administração do Instituto Vital Brazil S.A.,1983/86.
  • Assessor Especial para Assuntos de Saúde do Gabinete do Governo do Estado do Rio de Janeiro, 1986/87.
  • Consultor do Ministério da Saúde do Brasil e membro das Comissões Nacionais para o Controle das Meningites, da Poliomielite, da Cólera, 1989/92.
  • Diretor do Centro Nacional de Epidemiologia do Ministério da Saúde, Brasília, 1995.
  • Coordenador Nacional do Projeto de Reforma do Sistema de Saúde do Brasil - Acordo de Cooperação Técnica Brasil - Reino Unido, Brasília, 1997/98.
  • Presidente da Comissão de Re-Estruturação do IASERJ, 1999/2000.
  • Presidente do IASERJ – Instituto de Assistência ao Servidor Público do Estado do Rio de Janeiro, 1999/2000.



POSTOS E PRINCIPAIS ATIVIDADES RELACIONADAS A MEIO AMBIENTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • Consultor da FINEP (Agência para Financiamento de Projetos) para elaboração do Capítulo de Saúde do II PBDCT (Plano Básico de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia), 1975.
  • Membro da Comissão Estadual para o Controle Ambiental da Secretaria de Obras e Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, 1983/87.
  • Consultor do Departamento de Meio Ambiente da Engevix (empresa privada), responsável, entre outros projetos, pela avaliação do impacto sanitário da barragem e hidroelétrica de Tucurui, 1987/89.
  • Sub-Secretário e Secretário de Estado de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro, 1991/93.
  • Presidente (interino) da COPPERJ - Companhia do Polo Petro-Químico do Estado do Rio de Janeiro, 1991/93.
  • Presidente da FLUTEC (Empresa Fluminense de Tecnologia) - empresa estatal para o financiamento de novas tecnologias, 1991/94.
  • Membro da Comissão Municipal para a Organização da UNCED - United Nations Conference for Environment and Development - RIO,1992.
  • Secretário Executivo da ECOTECH-RIO 92, Simpósio e Mostra Internacional de Tecnologias Ambientais, Rio, 1992.


PRINCIPAIS POSTOS E ATIVIDADES RELACIONADOS A ENSINO E PESQUISA
  • Auxiliar de Ensino (a partir de 1970), Professor Assistente, Professor Adjunto e Professor Titular (a partir de 1977) da Escola Nacional de Saúde Pública, 1970/1995.
  • Professor Visitante do Laboratório de Fisiopatologia Clínica e Experimental da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, 1998/1999.
  • Planejamento e Coordenação de cursos de pós-graduação da Escola Nacional de Saúde Pública, destacando:
    • Diploma em Saúde Pública, 1975;
    • Curso Avançado de Epidemiologia, 1976;
    • Mestrado em Saúde Pública, 1977.
  • Planejamento e Ensino de Disciplinas de Epidemiologia:
    • Mestrado de Medicina Social da UERJ como Consultor Fundação Kellog, 1974.
    • Cursos da Escola Nacional de Saúde Pública dos períodos 1970/71, 1973/78, 1981/82, 1987/90.
    • Mestrados de Epidemiologia e de Estatística Médica da London School of Hygiene and Tropical Medicine, 1979/80.
  • Supervisor de estudantes de Mestrado e Doutorado e membro de bancas examinadoras de Mestrado, Doutorado e de Concursos Públicos para Professores e Pesquisadores da Fiocruz, UFRJ, UERJ, USP, UFRGS.
  • Chefe do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública, 1981/83.
  • Coordenação de projeto para financiar estudos epidemiológicos da Fundação Oswaldo Cruz, apresentado à FINEP (1974/75) e Coordenação Técnica do programa aprovado (PEPPE), 1976/77.
  • Receptor de Bolsas de Estudos das seguintes agências:
    • Ministério da Saúde do Brasil, 1968.
    • Overseas Development Administration - UK, 1971/72.
    • Embaixada Brasileira na Inglaterra - 1971/72.
    • Conselho Nacional de Pesquisas, 1979/81.
    • Organização Mundial da Saúde (TDR), Genebra, 1982.
  • Consultor Temporário para Projetos de Pesquisa do TDR e HRP da Organização Mundial da Saúde, Genebra, 1980, e da OPAS - Organização Panamericana de Saúde, para discutir o ensino de epidemiologia, Washington, 1975, e para organização de cursos pós-graduados de saúde pública da Nicarágua, Manágua, 1987.
  • Consultor para Projetos e Estudos Epidemiológicos do Programa de Controle de Doenças Cardiovasculares do Ministério da Saúde, Brasília, 1987/88.
  • Membro do Conselho de Ensino e Pesquisa da ENSP (1974/78) e do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, 1983/87.



PARTICIPAÇÃO ATIVA EM CONFERÊNCIAS, SEMINÁRIOS, MESAS REDONDAS E GRUPOS DE TRABALHO

  • Membro da Comissão Mista Brasil-Cuba para avaliar a eficácia da vacina anti-meningocócica no Brasil, 1993.
  • Como Professor da Escola Nacional de Saúde Pública: inúmeras conferências, palestras, seminários etc no Brasil e no exterior (Porto Rico, Cuba, Nicarágua, Colômbia, Argentina, USA, Inglaterra, Alemanha, Índia).
  • Como dirigente do Partido Democrático Trabalhista: participação de várias reuniões, nacionais e internacionais, debates e congressos políticos, inclusive como palestrante e/ou debatedor.
  • Além disso, participação ativa na elaboração de programas partidários e de Governo, destacando:
    • Plano de Governo para o Estado do Rio de Janeiro, 1982/83.
    • Plano de Governo para o Município do Rio de Janeiro, 1988.
    • Plano de Governo para o Brasil, 1989.
    • Plano de Governo para o Estado do Rio de Janeiro, 1998.
  • Como Secretário de Estado da Saúde no período 1983/86: dezenas de conferências, seminários etc, principalmente relacionadas com a re-organização dos serviços de saúde, mas também sobre controle de doenças.
  • Como Sub-secretário e Secretário de Estado de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia no período 1991/94, inúmeras palestras, seminários etc, principalmente relacionadas a difusão de programas de Qualidade Total, Lei de Patentes, Desenvolvimento Econômico e Tecnologias Ambientais e sanitárias.


PRINCIPAIS ATIVIDADES COLETIVAS, COMUNITÁRIAS E POLÍTICAS

  • Presidente do Centro Acadêmico XXII de Março da FCMPA, 1963/64.
  • Presidente da ABEP, Associação de Estudantes e Pesquisadores Brasileiros na Grã-Bretanha, Londres, 1980/81.
  • Secretário Regional (Sudeste A: Rio de Janeiro e Espírito Santo) da SBPC, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1982/83.
  • Membro dos Diretórios Regional e Nacional do PDT - Partido Democrático Trabalhista (desde 1983) e Signatário da Carta de Lisboa (1979).
  • Deputado Federal (Suplente), do PDT, eleito em 1982 pelo Rio de Janeiro, 1883/87.
  • Coordenador do Fórum Nacional de Debates de Saúde da Campanha Presidencial do Governador Leonel Brizola, 1989.
  • Membro do Conselho de Administração do SEBRAE-RJ (Serviço de Apoio a Microempresa do Estado do RJ), 1991/94.
  • Membro do Conselho de Administração da Companhia dos Portos do Rio de Janeiro (DOCAS), 1992/94.
  • Membro do Conselho Estadual para Incentivos Culturais, Rio de Janeiro, 1993/94.
  • Assessor Especial da Governadoria do Estado do Rio de Janeiro, 1999/01.
  • Membro do Conselho Deliberativo do FIOPREV – Instituto de Seguridade dos Servidores da FIOCRUZ, desde janeiro de 2003.


TÍTULOS ACADÊMICOS E PÓS-GRADUAÇÃO

  • Doutor em Medicina: Obtido por apresentação de tese (distinção) à FCMPA e registrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1967.
  • Mestre em Saúde Pública: Curso da Escola Nacional de Saúde Pública, diploma registrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1968.
  • Especialização em Epidemiologia e Estatística Médica: Curso da Escola de Medicina Tropical de Londres, 1971/72.
  • Aperfeiçoamento em Medicina Tropical e Higiene: Curso da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, 1972.

PRINCIPAL

Doutor em Filosofia (PhD): Estudos e tese sob a supervisão do Professor Geoffrey Rose. Diploma da Faculdade de Medicina da Universidade de Londres, 1979/81.



TESES


  • Costa, E.A. - Investigação Epidemiológica de Leptospiroses em Trabalhadores do Departamento de Água e Esgoto de Porto Alegre. Tese de Doutoramento. Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre, 1966.
  • Costa, E.A. - O Novo Profissional de Saúde. Dissertação de Mestrado. Escola Nacional de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 1968.
  • Costa, E.A. - A Cross-sectional Survey of Blood Pressure in Rio Grande do Sul, Brazil. With Special Reference to the Role of Salt. PhD Thesis. University of London, 1981.


REVISTAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS EM QUE PUBLICOU MAIS DE 50 ARTIGOS

  • Bol. Epidem. do CIE, 1969.
  • Rev.Inst. A. Lutz (São Paulo), 1969/70.
  • Gaz. Med. Bahia, 1970, 1971.
  • Bull WHO, 1972.
  • Mem. Inst. O. Cruz, 1972.
  • Am. J. Epidem., 1975.
  • Rev. Bras. Cancerologia, 1976.
  • Rev. Soc. Bras. Med. Trop., 1977.
  • Jornal de Pediatria, 1977.
  • Ciência e Cultura, 1983.
  • Cad. Saúde Públ. (RJ), 1985, 1995.
  • Bull PAHO, 1990.
  • Genetic Epidemiology, 1991.
  • Revista CIDE (SECPLAN-ERJ), 1992.
  • Arq. Bras. Cardiol., 1994.
  • J. Human Hypert., 1994.
  • Informe Epidem. SUS, 1994.
  • Rev. Saúde Publ. (São Paulo), 1996.
  • Intern. J. of Epidemiology, 1997.


EXEMPLOS DE MAIS DE 30 PUBLICAÇÕES EM JORNAIS

  • Unificando a Saúde - Última Hora (RJ), 1984.
  • Democratizando a Saúde - Última Hora (RJ), 1984.
  • A Saúde Vai Mal - Pasquim (RJ), 1987.
  • Sangue e Escravidão - Folha de São Paulo (SP), 1988.
  • Em Defesa de Manguinhos - Jornal do Brasil (RJ), 1990.
  • Lei das Patentes: Vida e Saúde - O Globo (RJ), 1993.
  • Um Projeto para Manguinhos - Jornal do Brasil (RJ), 1997.
  • O Desafio da Fiocruz - Jornal do Brasil (RJ), 1997.
  • Economia e Saúde - Jornal do Brasil (RJ), 1997.
  • Avaliar o SUS: Tarefa Irrecusável - O Globo (RJ), 1998.