segunda-feira, 27 de abril de 2009

SENADOR ALOIZIO MERCADANTE APOIA EDUARDO


Senador Aloizio Mercadante enviou carta apoiando a candidatura de Eduardo Costa e sugeriu esforços de todos para a recondução do atual diretor



SENADO FEDERAL
GABINETE DO SENADOR ALOIZIO MERCADANTE OF. GSAM N° 054/2009 Brasília, 24 de março de 2009.


Excelentíssimo Senhor Ministro, Não há como negar o papel estratégico que a da Fundação Osvaldo Cruz - Fiocruz, vinculada ao Ministério da Saúde como instrumento do Estado brasileiro, voltado à promoção e desenvolvimento da ciência, da tecnologia e de conhecimentos capazes de induzir ao desenvolvimento econômico e social. Nesse contexto, o Instituto de Tecnologia de Fármacos Farmanguinhos da Fiocruz desempenha papel central para o desenvolvimento das Políticas de Assistência Farmacêutica e de Medicamentos do Governo Federal, com impactos importantes na assistência a saúde dos brasileiros e contribuições para a execução do Programa de Desenvolvimento Produtivo e das políticas de ciência e tecnologia.


Cabe ressaltar que o Governo do Presidente Lula tem desenvolvido inúmeras ações no sentido de reverter o processo de degradação do setor farmoquímico nacional, imposto pela período anterior. Cabendo lembrar o importante movimento de transformação desse cenário desencadeado pelas políticas do Governo Federal e que encontram atualmente em Farmanguinhos um importante sustentáculo. Farmanguinhos contribuiu de maneira decisiva no processo de licenciamento compulsório e nacionalização verticalizada da produção do Efavirenz. Além de induzir as empresas brasileiras a se capacitarem para a produção do fármaco, o modelo desenvolvido em Farmanguinhos servirá para outras ações dessa natureza, gerando um importante ciclo de sustentação para setor farmoquímico nacional.



Ilustríssimo Senhor Paulo Ernani Gadelha Presidente da Fundação Oswaldo Cruz,

Os processos de incorporação de tecnologia de produção de insulina, em parceria com o Laboratório Indar da Ucrânia, e a busca de cooperação com países da África e América Latina, como é o caso da proposição de empresa binacional com a Argentina, demonstram uma postura absolutamente compatível com a política externa do Governo Federal. Tomo a liberdade de manifestar apoio e sugerir esforços de todos nós para a recondução do atual diretor, o médico sanitarista Eduardo Costa, para o exercício de mais um mandato na direção de Farmanguinhos.



Cordialmente,
Senador ALOIZIO MERCADANTE